A Academia Piauiense de Letras se instala oficialmente em Floriano neste final de semana.
Os acadêmicos ficarão dois dias no município, interagindo com os polos de cultura e educação da região.
O programa será aberto às 15 horas de sexta-feira (16/06) com visita dos acadêmicos ao Teatro Cidade Cenográfica, onde é apresentado anualmente o espetáculo Paixão de Cristo.
Às 16 horas, os acadêmicos visitam a sede da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (ALBEARTES), no Centro de Floriano.
A seguir, visitam os prédios históricos Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara e Espaço Cultural Maria Bonita, na beira-rio.
Às 20 horas, haverá Sessão Solene conjunta da APL e da ALBEARTES na Fundação Floriano Clube, com palestra do acadêmico Jonathas Nunes, seguida do lançamento de seu livro de memórias intitulado “De Floriano para o mundo”.
No sábado (17/06), às 9 horas, os acadêmicos e comitiva visitam a Escola Municipal Padre Pedro Barroso e, às 10 horas, o Museu Iconográfico Laboratório Sobral.
O programa será encerrado às 11 horas, com visita à Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF.
O presidente da APL, Zózimo Tavares, disse que este Floriano será o terceiro município do Piauí a receber a instituição, com o apoio de entidades culturais locais e da Prefeitura Municipal.
Em janeiro passado, a Academia Piauiense de Letras se instalou em São Raimundo Nonato e Oeiras. Foi a primeira vez que a APL se deslocou, incorporada, para o interior do Piauí.
Outros municípios serão visitados pela APL no segundo semestre.