Os 60 anos da Rádio Pioneira de Teresina foram comemorados ontem (5/5) pela Academia Piauiense de Letras, em Sessão Especial proposta e conduzida pelo presidente da instituição, Zózimo Tavares.
O padre e acadêmico Tony Batista, que dirigiu a emissora por mais de 30 anos, proferiu palestra contando a história da rádio.
O palestrante foi apresentado pelo historiador e acadêmico Fonseca Neto e iniciou sua palestra mostrando a importância da comunicação na história da Igreja Católica e da humanidade.
Ao final da palestra, foi ouvida a voz de Dom Avelar Brandão Vilela, seu fundador, justamente sobre a função da emissora.
O presidente da APL destacou a alegria da entidade em celebrar a efeméride, apontando a contribuição da Rádio Pioneira à comunicação do Piauí.
Zózimo Tavares reverenciou a memória dos jornalistas Carlos Augusto e Deoclécio Dantas, homenageando todos os que fizeram a emissora e os continuadores da obra de Dom Avelar.
Presenças
Diretores, ex-diretores, funcionários, ex-funcionários, publicitários, jornalistas, intelectuais, professores, ouvintes cativos da Pioneira e o secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira, participaram da sessão especial da Academia, na qual foi cortado um bolo de aniversário.
O humorista João Cláudio Moreno, que aniversariou ontem, puxou o canto de “parabéns pra você”, sendo acompanhado por todos os presentes.
História
A Rádio Pioneira de Teresina foi fundada por Dom Avelar Brandão Vilela e entrou no ar em 8 de setembro de 1962.
As comemorações de seu 60º aniversário se estenderão até setembro próximo.
O próximo evento comemorativo será uma exposição a ser montada no SESC Cultural Cajuína.