Acadêmicos visitam a sede da ALBEARTES em Floriano

Compartilhe o conteúdo!

Membros da APL na sede da Albeartes, em Floriano.
Membros da APL na sede da Albeartes, em Floriano.

A sede da Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba – ALBEARTES – foi um dos espaços culturais visitados pelos membros da Academia Piauiense, durante a instalação oficial da APL ao município, nos dias 16 e 17 deste mês.

A ALBEARTES foi fundada em 8 de julho de 1994, por iniciativa de um grupo de intelectuais, sob a inspiração do escritor e acadêmico Herculano Moraes, destacando-se José Milton de Deus Fonseca, Heitor Castelo Branco, José Fortes Filho e João Carlos Ribeiro Gonçalves.

O primeiro presidente da Academia foi o Dr. João Carlos Ribeiro Gonçalves, que a presidiu por 3 anos.

A ALBEARTES é composta por 40 acadêmicos, 78 sócios honorários e 18 sócios beneméritos. Desde o dia 5 de julho de 1997 é presidida pelo jornalista e escritor José Bruno dos Santos.

Após sua eleição, a Academia passou a se chamar Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba.

A ALBEARTES possui sede própria, no bairro Sambaíba, cujo terreno foi uma doação da Associação do Centro Operário São João.

Sua construção deve-se, principalmente, ao empenho de seu presidente, que não mediu esforços nem sacrifícios para ver o seu sonho realizado.

A inauguração da sede aconteceu no dia 8 de julho de 2007, data do aniversário da cidade.

A Lei N.º 128/97, de 7 de abril de 1997, reconhece a utilidade pública da ALBEARTES.

Visita histórica

Do escritor José Paraguassú, vice-presidente da ALBEARTES, sobre a visita da APL:

“Para nós, receber a Academia Piauiense de Letras neste espaço é uma alegria muito grande, uma visita histórica e importantíssima para a Albeartes e também para Floriano. Esta parceria é uma honra para todos nós”.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, disse que a visita era histórica também para a Academia, que pela primeira vez, em seus 106 anos, se fazia oficialmente presente no município.

Integraram a comitiva da APL na visita a Floriano o Núcleo Feminino da Academia; as presidentes da UBE-PI, Lisete Napoleão, e da Academia de Letras do Médio Parnaíba, Raimunda Celestina,  e o dramaturgo Ací Campelo, além de outros convidados.