Em alusão ao centenário de A.Tito Filho, a Academia Piauiense de Letras, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e com o Conselho Estadual de Cultura, iniciou, hoje (25), suas homenagens no Centro Estadual de Ensino de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), a mais antiga escola pública do Piauí.
No Liceu, o escritor exerceu funções docentes e administrativas. As homenagens seguem até amanhã, sábado (26), às 10h, no auditório da APL.
Inicialmente, foi exibido um vídeo sobre a vida do intelectual, produzido pela Seduc.
Em seguida, houve a assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho Estadual de Cultura, viabilizando a realização do Concurso Literário “Arimathea – A.Tito Filho”.
A assinatura marcou também o lançamento do edital do concurso que tem o objetivo de incentivar a criação literária nas categorias de poesia, conto e crônica, com tema livre, em homenagem aos 100 anos de nascimento do acadêmico homenageado.
Na oportunidade, discursaram o diretor do Liceu, Jair Pinheiro; a filha do homenageado, Scarlett Tito Fernandes; o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa; a presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, e o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.
A cerimônia foi prestigiada por acadêmicos, intelectuais, escritores, professores, autoridades e estudantes do Liceu.
DISTINÇÃO E LEGADO – A. Tito Filho, além de ter sido presidente da APL, por 21 anos, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais do Estado, em seguida transformada em Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí. Ocupou cargos como Secretário de Cultura e de Educação do Estado. Escreveu para jornais e revistas piauienses e nacionais, atuou no rádio e produziu trinta e seis livros, atuando como historiador, cronista, crítico literário, pesquisador, professor, jornalista, advogado, escritor e poeta. Além de sua produção literária, foi um ardoroso defensor e divulgador das artes cênicas e das artes plásticas.