Um ano de sessões virtuais na APL

A primeira sessão da APL no formato digital, em 20 de junho de 2020/Imagem: Ascom
A primeira sessão da APL no formato digital, em 20 de junho de 2020/Imagem: Ascom

Faz um ano que a Academia Piauiense de Letras realiza suas atividades de modo virtual. A primeira sessão nesse formato foi realizada em 20 de junho do ano passado.
Naquele momento, com o recurso das plataformas digitais, a APL retomava parcialmente as suas atividades, depois de 90 dias de paralisação.
A suspensão das atividades acadêmicas presenciais seguiu os protocolos sanitários recomendando o fim das aglomerações durante a pandemia do Covid-19.

Interiorização
A partir daí, os membros da APL passaram a se reunir de forma on-line.
Com isso, a Academia pôde realizar sessões fora de sua sede e também com a presença de acadêmicos que moram fora de Teresina.
Algumas sessões foram transmitidas de Água Branca, onde se encontrava o presidente Zózimo Tavares.
Houve a transmissão também de uma sessão diretamente de Parnaíba, a partir do Centro Cultural Ministro Reis Velloso, do Sesc.

Posses
Além das sessões, palestras, reuniões de diretoria, panegíricos e outras atividades, duas cerimônias de posses foram realizadas virtualmente.
A primeira foi a da arqueóloga Niéde Guidon, empossada na Cadeira 24, em 27 de novembro do ano passado. A segunda foi a do médico Luiz Ayrton Santos Júnior, que dia 13 de abril tomou posse na Cadeira 16.
Nesta quarta-feira, dia 23, a APL faz mais uma sessão solene virtual para dar posse ao professor e escritor Anfrísio Lobão na Cadeira 20.

Na Era Digital
O presidente da APL avalia que a Academia deu um salto em sua comunicação e ingressou definitivamente na Era Digital e a tendência, agora, é a de realização de eventos híbridos, ou seja, presenciais e virtuais.
Os eventos realizados e transmitidos com o uso da tecnologia digital ficam gravados e já compõem o acervo de imagem e de som da APL.
Nessa nova fase, a Academia Piauiense de Letras criou um Canal no YouTube e leva ao ar, todas as quintas-feiras, a partir das 17h, o programa “Chá das 5”, através da TV Nestante (YouTube).