Teresina recebe homenagens da APL e do IHGP pelos seus 169 anos

Compartilhe o conteúdo!

A Academia Piauiense de Letras vai homenagear Teresina com dois eventos pela passagem do aniversário da cidade, a ser comemorado na próxima segunda-feira, dia 16.

A primeira homenagem é o “Chá das 5” desta quinta-feira (12), dedicado à capital, com o tema “Narrativas geográficas de Teresina”.

O entrevistado do programa da APL na TV Nestante (YouTube) será o professor Antônio Façanha, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí.

Ele é um pesquisador sobre a configuração urbana e social da capital.

O programa vai ao ar às 17h e contará com a participação especial do professor, historiador e acadêmico Fonseca Neto.

Imagens de Teresina

A segunda homenagem da APL a Teresina será prestada no sábado (14/08), às 10h.

A Academia e o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGP) farão sessão especial conjunta na qual o historiador, jornalista e escritor Paulo Gutemberg vai proferir a palestra “Teresina 169: imaginário, figurações, imagens”.

A sessão será realizada no formato virtual, com transmissão pelo Canal da APL no Youtube.

Paulo Gutemberg, que é também fotógrafo, é autor de dois livros referenciais sobre a cidade: “Teresina”, publicado em 2004, e “Guilherme Müller e a invenção visual de Teresina”, de 2017.

No primeiro livro, ele mostra a origem de Teresina no sítio arquitetônico original, identificando os traços de criação e planejamento da cidade.

No segundo, documenta e reproduz imagens do fotógrafo Guilherme Müller sobre Teresina durante meio século, a partir do final da década de 1930.