Já está nas livrarias a nova edição do romance urbano Vozes da Ribanceira, do escritor e acadêmico Oton Lustosa.
A 2ª edição da obra sai 20 anos após o lançamento da primeira, com revisão do autor e em fino acabamento gráfico.
Na obra, conforme o crítico Cunha e Silva Filho, o romancista enfoca “a vida dura, sofrida e mesmo heroica dos oleiros e dos pescadores, contribuindo, então, com uma nova galeria de personagens incrivelmente humanos”.
Cunha e Silva acrescenta que o romance de Oton Lustosa “é uma ficção que reúne uma gama de problemas polêmicos, alguns ainda bem atuais, enfrentados pela sociedade brasileira, tanto urbana quanto rural: a exploração da mão de obra barata, o conservadorismo dos latifundiários, a droga, o autoritarismo não só rural (dos donos da terra) mas institucional (o do governo), a prostituição, o clientelismo, o mandonismo, a questão da reforma agrária e as relações tensas da natureza reificadora entre propriedade e trabalho no campo”.
A nova edição do romance é dedicada à memória do escritor e acadêmico M. Paulo Nunes.
O autor
Oton Lustosa é piauiense de Parnaguá, no Extremo-Sul do Estado. Publicou, entre outras, as seguintes obras: Meia-vida (romance, 1999, 2ª ed. 2016); O pescador de personagens (contos, 2000); Em busca de uma rede na varada (contos, 2022). Desembargador aposentado e membro da Academia Piauiense de Letras.
Vozes da Ribanceira em nova edição.