Piauí perde o padre Raimundo José

Compartilhe o conteúdo!

padre-s

O padre Raimundo José Airemoraes Soares faleceu hoje (7/11), em Teresina, aos 87 anos. Ele já vinha doente há algum tempo e seu estado de saúde se agravou nos últimos dias.

O padre Raimundo Jose ocupava a Cadeira 20 da Academia Piauiense de Letras, na qual foi empossado em 12 de agosto de 2004.

O velório será na Catedral de Teresina, na Praça Saraiva. O sepultamento está marcado para as 10h de amanhã, domingo, no Cemitério da Ressurreição.

A APL divulgou nota de pesar pelo seu falecimento, que foi lamentado também por vários acadêmicos no grupo de WhatsApp da Academia.

O escritor e acadêmico Magno Pires, vice-presidente da Academia, lembrou que o padre Raimundo José era poliglota e tinha a maior biblioteca particular do Piauí.

O professor e acadêmico Felipe Mendes escreveu que o Piauí ficou menor com o falecimento de Raimundo José.

A professora Socorro Rios Magalhães destacou que, apesar de sua grande inteligência e cultura, o padre teve uma vida de muita simplicidade.

O professor e acadêmico Jônathas Nunes, que foi seu colega de Seminário, escreveu: “Que o desconhecido lhe seja deslumbrante”.

Um doutor da Igreja – Nascido em São Pedro do Piauí, em 30 de março de 1933, Raimundo José Airemoraes Soares fez o Curso de Filosofia no Seminário Maior de Olinda, Pernambuco. Era diplomado em Filosofia pela Academia Romana de Santo Tomás. Bacharel e licenciado (mestrado) em Sagrada Escritura, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália. Bacharel e licenciado (mestrado) em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Curso de Extensão em Didática do Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e curso de Doutorado (PhD) em Teologia Pastoral, pela Universidade de Montreal, Canadá.

Encargos e atividades exercidas: membro do Conselho Estadual de Educação do Estado; coordenador Pastoral da Arquidiocese de Teresina; assessor nacional da CNBB para as áreas de Leigos, Juventude e Família; diretor do Instituto Nacional da Pastoral (RJ e BR); subsecretário-geral da CNBB para assuntos de Pastoral; assessor de Assembleias Gerais do Episcopado Latino-americano em Mar dei Plata, Argentina e Medelin, Colômbia; assessor dos Bispos do Brasil (CNBB) nos Sínodos Gerais do Episcopado Universal, em Roma; participante de reuniões e encontros internacionais sobre a Terceira Idade na Itália, na Colômbia e no Brasil; participante de Assembleias da Federação das Universidades Católicas do Mundo e da Federação dos Institutos de Filosofia e Teologia Católicas do Mundo, em Porto Alegre, Brasil e Washington; professor da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí; professor de Filosofia da Natureza em cursos de Pós- graduação na UFPI; diretor da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí. Exerceu as funções de diretor de Estudos do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Teresina. Vigário Episcopal de Teresina para Associações e Movimentos. Assistente Nacional do Instituto Secular “Caritas Christi”. (Com informações da APL)