Piauí concede auxílio a mestres da cultura popular

Apresentação artística no Palácio de Karnak
Apresentação artística no Palácio de Karnak

Solenidade de certificação de mestres da cultura popular e grupos folclóricos/Imagens: CCOM

 

A passagem do Dia Nacional da Cultura foi comemorada hoje (5/11) no Piauí com a entrega de certificados do Registro no Patrimônio Vivo a mestres da cultura popular e grupos folclóricos piauienses.

Os beneficiados passarão a contar com um auxílio financeiro vitalício e mensal do Estado como compromisso de manter vivas as tradições da cultura piauiense.

O Governo Estadual beneficia, este ano, 30 mestres ou grupos da cultura popular.

O evento foi realizado no Palácio de Karnak e presidido pelo governador Wellington Dias.

Regulamentação

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado regulamentou, por meio de decreto, a Lei do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí (nº 5.816/2008).

O edital que selecionou os mestres e grupos recebeu o nome do professor Cineas Santos.

Com isso, mestres e grupos que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo – tais como arte santeira, renda de bilro – ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel passam receber aporte financeiro para transmitir seus conhecimentos e experiências.

A vice-governadora Regina Sousa, os secretários de Cultura, Fábio Novo, e de Fazenda, Rafael Fonteles, participaram do ato, que contou ainda com a presença dos presidentes do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, e da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, entre outros convidados.

Apresentação artística no Palácio de Karnak