O novo currículo do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí traz uma maior valorização da Literatura Piauiense.
A informação é da professora Jasmine Malta, do Departamento de Letras da UFPI, e foi dada no “Chá das 5”, programa que a Academia Piauiense de Letras apresenta toda quinta-feira, às 17h, na TV Nestante (YouTube).
A professora Jasmine Malta informou ainda que até 2010 a disciplina Literatura Piauiense era optativa nos cursos de graduação da UFPI.
Com o currículo implantado em 2010, a disciplina passou a ser obrigatória. E passou a ser ofertada também uma disciplina optativa.
Antecipação
No currículo que está entrando em vigor agora em 2021, o aluno do curso de Letras/Português da UFPI passa a ter contato com a Literatura Piauiense logo no primeiro período.
No currículo anterior, esse contato se dava no sétimo período.
A disciplina Literatura e Cultura Piauiense passa a ser ofertada tanto na graduação quanto nos programas de pós-graduação em Letras.
Para a professora, o novo currículo, antecipando a oferta da disciplina de Literatura Piauiense logo para o começo do curso, proporciona um aprimoramento de leitores e pesquisadores ao longo da graduação.
Obras em circulação
A preocupação da equipe do Departamento de Letras quanto à definição da bibliografia básica e completar foi no sentido de que as obras a serem estudadas estejam em circulação.
A professora Jasmine Malta ministra a disciplina Literatura Piauiense na UFPI desde 2002.
Ela é também presidente coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB Piauí), artista visual, escritora e Conselheira Titular de Patrimônio Material e Natural de Teresina, com grande engajamento na cena cultural.