Niéde Guidon toma posse na APL sexta-feira

WhatsApp Image 2020-11-26 at 07.17.12

A Academia Piauiense de Letras realiza sessão especial, amanhã, sexta-feira, 27, às 17h, para dar posse à arqueóloga e professora Niéde Guidon na Cadeira 24.

Ela foi feita em 5 de outubro do ano passado para ocupar a cadeira vaga com o falecimento do desembargador Paulo Freitas.

Sua posse estava marcada para 14 de março passado, mas foi suspensa em função da decretação do isolamento social como medida de prevenção da Covid-19.

A APL dará posse a Niéde Guidon através de plataforma virtual, com transmissão ao vivo e aberta pelo Canal da TV Nestante no YouTube, no endereço eletrônico: youtube.com/nestante.

A sessão será conduzida pelo presidente da Academia, jornalista Zózimo Tavares. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico Nelson Nery Costa.

A arqueóloga Niéde Guidon é formada em História Natural pela Universidade de São Paulo, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris.

Além de inúmeros artigos científicos e textos para livros, revistas e jornais, Niéde Guidon é autora do livro “Peintures préhistoriques du Brésil”, publicado em 1991 pela I’imprimerie Hérissey – Évreux da França.

A professora realiza pesquisas e trabalhos científicos, de desenvolvimento social e econômico na região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) desde 1970.

Suas descobertas revolucionárias na área da arqueologia resultaram na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, que possui a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

Pelo seu valor histórico e cultural, o parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Niéde Guidou criou o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza.