LIVES DA BN | História familiar, Genealogia e Acervos digitais – Percursos e percalços

cobertura-7316-lives-bn-historia-familiar-genealogia-acervos
Na série das Lives da BN de 29 de abril Flauber Barros Leira e Luíra Freire Monteiro irão falar sobre Genealogia e história familiar, tendo em vista os acervos digitais, como no caso da própria Biblioteca Nacional.

Na conversa os seguintes tópicos serão tratados: a história dos núcleos familiares na Paraíba, seus instrumentos de pesquisa e sua importância; questão da imigração; o trabalho de catalogação, preservação e digitalização; o papel da genealogia e seu devido lugar nas ciências sociais para compreensão da história; e, as fontes primárias que auxiliam o seu estudo, seus conteúdos e sua localização.

LIVES DA BN
quinta-feira, 29 de abril de 2021
17:00
História familiar, Genealogia e Acervos digitais – Percursos e percalços
Flauber Barros Leira (HGGP Online, CBG)
Luíra Freire Monteiro (NUPEHL-UEPB)

Flauber Barros Leira, nascido na capital do Rio de Janeiro de um pai de oriundo Cariri Paraibano, com ascendência do Minho Português e de uma mãe capixaba, com ascendência de migrantes portugueses que do interior de Minas, se fixaram na região serrana do Espírito Santo.

É aeronauta por profissão e pesquisador de História e Genealogia por paixão. Sócio honorário do IHGSB, Sócio-correspondente dos: IPGH, Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, do IHAGGO, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana e do CBG, Colégio Brasileiro de Genealogia. Autor dos artigos: O acervo da antiga freguesia do Cariri de Fora: memória e patrimônio documental de um povo, Revista do IHGSB, Volume 1, 2019 e As imigrações Portuguesas rumo a compreensão da colonização dos interiores da Paraíba, Revista do IPGH, número 22, 2020. Cocriador dos Grupos do HGGP – História, Genealogia e Genética Paraibana e Pernambucana no Facebook e produtor e apresentador do programa HGGP Online, através de seu canal no YouTube: http://www.YouTube.com/c/HGGPonline, que traz videoaulas sobre como fazer genealogia, trazendo dicas, ferramentas. Tendo entrevistado mais de 30 convidados das áreas de História, Genealogia e Genética.

Vem estudando a região dos Cariris Paraibanos há mais de vinte anos, pesquisando as famílias de seus ancestrais Pascácio de Oliveira Ledo, Domingos de Faria Castro, Antônio de Barros Leira, Mateus Antônio Brandão, José da Costa Romeu, Domingos da Costa Souto, Antônio de Sousa Varjão, Antônio Ferreira Guimarães, Domingos da Costa Souto, Estevao da Cunha Porto, Rodrigo Soares de Brito e Vicente Nogueira de Carvalho, entre outros.

Luíra Freire Monteiro é paraibana de nascimento, historiadora por escolha existencial e genealogista por paixão. Atua na docência na Universidade Estadual da Paraíba, onde coordena o NUPEHL – Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local, desde 2017. O foco de suas atividades está no trabalho de digitalização dos jornais locais e, especialmente, nos arquivos do judiciário paraibano, exclusivamente os processos tidos como “autos findos”, sejam inventários e processos no âmbito penal, como um esforço de preservação e divulgação daqueles acervos em favor da pesquisa, nos seus mais distintos campos. Tem pesquisado a imigração do século XX para Campina Grande – Paraíba, na temporalidade de 1890 a 1970.

 

Acesse o canal da FBN no Youtube para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal