Hugo Napoleão é eleito para a Academia Brasiliense de Letras

Senador Hugo Napoleão lança livro
Senador Hugo Napoleão lança livro

O acadêmico Hugo Napoleão, ocupante da Cadeira 9 da Academia Piauiense de Letras, será o novo titular da Cadeira 20 da Academia Brasiliense de Letras.

Ele foi eleito ontem (24/09), com 32 dos 35 votos apurados, para suceder o acadêmico Marco Maciel, ex-vice-presidente da República. A data da posse ainda não foi marcada.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, cumprimentou o novo acadêmico pela sua eleição e a Academia Brasiliense de Letras pela escolha, destacando os perfis semelhantes de Marco Maciel e Hugo Napoleão.

Zózimo Tavares lembrou que ambos, democratas e liberais, foram deputados federais, governadores de seus Estados, senadores e ministros.

Ainda na observação do presidente da APL, além de devotados às letras e às artes, Maciel e Hugo se destacaram também pela polidez dos gestos, mesmo nos momentos mais duros dos embates políticos.

O presidente da APL recordou ainda que Marco Maciel e Hugo Napoleão estiveram juntos num dos momentos mais importantes da vida do Brasil, que foi o processo de redemocratização do país, como líderes da Aliança Liberal que elegeu o presidente Tancredo Neves, em 1985.

No momento, o acadêmico Hugo Napoleão está dedicado à escrita de suas memórias, já tendo publicado em 2019 o primeiro volume, “Eu fui advogado de JK”.