O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, e sua esposa Regina Franco Tavares visitaram na tarde deste sábado (18/11) a Exposição “Antônio Quaresma – 45 anos de fotografia”.
A vernissage foi aberta na noite da última quinta-feira (16), na Galeria Dora Parentes, no térreo do Centro Cultural Sesc Cajuína, com encerramento previsto para 20 de dezembro.
A visitação pode ser feita no horário de 8 às 20 horas, com entrada franca. A exposição reúne 21 fotografias de Quaresma feitas em diferentes partes do mundo.
Galeria dos Imortais
O presidente da APL disse que Antônio Quaresma é um dos principais nomes da fotografia na atualidade, já tendo participado de exposições coletivas no Brasil e no exterior.
Ele foi o responsável pela instalação da Galeria dos Imortais na Academia Piauiense de Letras, projeto desenvolvido na gestão do acadêmico Nelson Nery Costa como presidente da instituição.
Fotógrafo internacional
Antônio Quaresma Filho nasceu em Campo Maior, em 1953. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Fotografia Artística pela New York University. Tem créditos de Doutorado em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Professor de Fotografia, História das Artes Visuais e Fundamentos de Arte Educação na UFPI. Tem fotografias no acervo permanente da New York University (Prêmio Aquisição 1997).
Suas fotografias compõem acervos particulares de colecionadores do Brasil, França, Itália, Portugal, Estados Unidos e Japão.
Seus quadros e painéis ambientam espaços de empresas e instituições públicas e privadas do Piauí, tais como Houston Bike, Senac/Sesc, Senai, Palácio de Karnak, TCE-PI, Prefeitura de Teresina, Assembleia Legislativa, Banco do Nordeste e Metropolitan Hotel.