Prefeito Firmino Filho e Zózimo Tavares, na APL, em 24 de janeiro de 2020

Em Nota de Pesar, APL destaca apoio de Firmino à cultura

A Academia Piauiense de Letras destacou o apoio que o ex-prefeito Firmino Filho deu à cultura e à literatura na Nota de Pesar que divulgou a propósito do falecimento do ex-gestor.

Conforme a nota, “Em seus quatro mandatos como Prefeito, ele foi um parceiro de primeira hora desta Academia, viabilizando muitos dos projetos literários e culturais executados no período”.

Em um dos últimos atos de sua gestão, em 22 de janeiro de 2020, o então presidente da APL, Nelson Nery Costa, informava que a Prefeitura de Teresina havia liberado R$ 300 mil para a APL durante os três mandatos de sua diretoria (2014 a 2020).

“Foram 50 mil reais por ano e, com esses recursos, pudemos executar muitos projetos literários”, enfatizou Nelson Nery, na presença de Firmino Filho, que participava do lançamento da segunda edição do livro autobiográfico “Trechos do meu Caminho”, do ex-governador Leônidas Melo, publicado pela Academia através da Coleção Centenário.

Firmino Filho voltaria à Academia Piauiense de Letras dois dias depois, para a solenidade de posse da nova diretoria, presidida pelo jornalista Zózimo Tavares. O jornalista foi secretário municipal de Comunicação no primeiro mandato do prefeito Firmino Filho (1997-2000).

Nota de Pesar

A Academia Piauiense de Letras expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Ex-Prefeito Firmino da Silveira Soares Filho, ocorrido nesta data, nesta Capital.

Em seus quatro mandatos como Prefeito, ele foi um parceiro de primeira hora desta Academia, viabilizando muitos dos projetos literários e culturais executados no período.

Firmino Filho se despede da vida deixando um exemplo marcante e edificante de devoção à atividade política e à gestão pública, no exercício das quais se distinguiu pela sua inteligência, seu vigor administrativo, firmeza e zelo na condução do interesse coletivo.

Teresina ficou maior e melhor com ele, através de grandes projetos de inclusão social, como o “Vila Bairro”; premiado internacionalmente; o Projeto Lagoas do Norte, apontando pelo Banco Mundial como modelo de saneamento básico e preservação ambiental; e os que levaram a cidade a pontificar como referência nacional em educação.

Que Teresina, a família, e os amigos do Ex-prefeito, bem como os que o admiravam, encontrem conforto espiritual diante desta grande e irreparável perda!

Teresina, 6 de abril de 2021

 Acadêmico ZÓZIMO TAVARES MENDES
Presidente da Academia Piauiense de Letras