Documentário mostra vivências e memórias da região da Serra da Capivara

Compartilhe o conteúdo!

Documentarista Luciano Klaus
Documentarista Luciano Klaus

Acadêmicos Felipe Mendes e Zózimo Tavares com crianças atendidas pelo Instituto Olho D’Água.

O jornalista, professor e documentarista Luciano Klaus produziu em 2019 o documentário OS TERÉNS.

São 4 curtas-doc nos quais moradores do território da Serra da Capivara revelam práticas e fazeres que mantêm semelhanças com seus antepassados mais remotos.

Todo projeto foi desenvolvido a partir da pesquisa acadêmica da doutora em arqueologia Marrian Rodrigues e de Jorlan Rodrigues, através do trabalho do Instituto Olho D’água (IODA), no município de Coronel José Dias.

O IODA, visitado em 29 de setembro passado pelos acadêmicos Zózimo Tavares (presidente da APL) e Felipe Mendes e Luciano Klaus, busca uma integração comunitária na revitalização da cultura, no registro das memórias, na preservação e valorização do patrimônio cultural tendo como referência os conhecimentos tradicionais dos povos do Território da Serra da Capivara.

“O cinema documentário me traz sempre essas vivencias com personagens como Enoque, uma força impactante onde emerge arte sabedoria e humanidade”, afirmou Luciano Klaus.

O documentário foi produzido a convite do professor Cineas Santos, com direção e fotografia de Luciano Klaus, que assina também o roteiro com Cineas Santos; pesquisa de Marrian Rodrigues e Jorlanso; produção executiva de Marrian Rodrigues e Jorlan Oliveira; câmara: Luciano Klaus, Rafael Tiago e Vivian Cardoso e assistência de Antonio Tavares.

A produção recebeu o apoio do empresário João Freitas e do professor Wilson Seraine.

Veja o primeiro episódio do documentário TERÉNS:

https://www.youtube.com/watch?v=mv95vXEaL4w