Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, será a capital brasileira da literatura nos dias 19 e 20 deste mês, com a realização do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023.
O evento está sendo organizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL e vai reunir mais de 20 Academias Federativas, com a participação da Academia Brasileira de Letras – ABL.
A literatura no Brasil e a importância das Academias Estaduais de Letras para o incentivo às atividades da educação, leitura e literoculturais, bem como suas inter-relações e aproximação com a ABL, serão alguns dos temas a serem abordados.
A abertura será no Bioparque Pantanal, às 9h do dia 19.
A Academia Piauiense de Letras será representada pelo seu presidente, Zózimo Tavares.
Um escritor piauiense, o poeta Altevir Alencar, também membro da APL, integra a ASL. Ele morou no Mato Grosso do Sul e foi prefeito do município de Nioaque, no final de década de 1970, e secretário estadual de Cultura, de 1983 a 1985.
Segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, “a realização de um encontro para maior integração nacional das Academias Estaduais de Letras é muito importante para a cultura do país e vem sendo aguardada pelos acadêmicos há um certo tempo”.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul patrocina o evento, por ação do governador Eduardo Riedel, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania – SETESCC e da Fundação de Cultura do Estado.
(Com informações da Assessoria da ASL)