Conferências Regionais de Cultura reúnem mais de 250 inscritos

conferencia2
Conferências Regionais de Cultura, em Teresina: mais de 250 participantes.

 

O Conselho Estadual de Cultura, em conjunto com a Secretaria de Cultura e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM), realizou nesta sexta-feira (03/12), em Teresina, as Conferências Regionais de Cultura, englobando os 12 territórios do Piauí e com a participação de mais de 250 inscritos.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, acadêmico Nelson Nery Costa, informou que as Conferências Regionais dão prosseguimento às contribuições ancoradas nas etapas Municipais, a cargo de cada município.

Os gestores também poderão oportunizar o financiamento para as ações culturais no município, a exemplo da tramitação de novos incentivos, como a Lei Paulo Gustavo, que prevê R$ 4,3 bilhões até o final de 2022, tal como a expectativa pela aprovação de uma nova dotação orçamentária para a Lei Aldir Blanc.

Nesse sentido, explicou Nelson Nery, os atores culturais, gestores e sociedade civil, poderão auxiliar na construção do Plano Estadual de Cultura, elencando os principais pilares para o desenvolvimento do setor e atração de projetos.

Com as Conferências Regionais, o Conselho Estadual de Cultura vê uma oportunidade de intercâmbio entre os atores culturais, causando o envolvimento das mais distintas esferas numa construção conjunta de ações que possam pautar o desenvolvimento artístico e cultural do nosso Estado, enaltecendo nossas raízes, tradições e também com um olhar para o futuro.

O foco do CEC é a construção, aprovação e implementação do Plano Estadual de Cultura, que será consolidado em janeiro, com a realização da Conferência Estadual.