Cid Dias lança novo livro sobre engenharia e obras

Capa do novo livro de Cid Dias
Capa do novo livro de Cid Dias
Contracapa e capa do novo livro do engenheiro Cid de Castro Dias

“Piauí – seus engenheiros, suas obras” é o título do novo livro do engenheiro e acadêmico Cid de Castro Dias.

Com a obra, ele dá continuidade ao resgate da memória das principais obras públicas projetadas e construídas no Piauí.

“Neste trabalho, faremos uma abordagem obedecendo à ordem cronológica de suas execuções. Iniciaremos com um relato sobre o trabalho aqui encetado por Enrico Antônio Galuzzi, formado em Engenharia Militar, especializado em Cartografia. Ele aqui chegou em 1759, a fim de trabalhar na administração de João Pereira Caldas, primeiro governante da Capitania, com a missão de participar das tarefas de implantação da organização político-administrativa da Capitania”.

Um passeio pela história

O livro cita o engenheiro Pedro Cronemberger como construtor da primeira ponte do Piauhy, sobre o “Riacho da Mocha”, em Oeiras.

Conforme o autor, seu novo livro aborda também, sob o olhar da engenharia, as técnicas de construção de casas, igreja, praças, ruas e avenidas, na fase inicial da ocupação do espaço urbano da nova capital, Teresina.

Cid de Castro Dias cita Antonino Freire, Luís Mendes Ribeiro Gonçalves, Cícero Ferraz de Souza Martins e Alberto Silva como engenheiros que se destacaram na elaboração de projetos e execução de grandes obras públicas no Piauí.

O livro “Piauí – seus engenheiros, suas obras” está sendo publicado através do SIEC 21 (Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí), administrado pela Secretaria Estadual de Cultura.

O lançamento será ainda este ano.