Cadastro do SICAC já tem mais 3.500 inscritos

WhatsApp Image 2020-09-28 at 19.53.12

Mais de 3.500 produtores de cultura já se inscreveram no Sistema de Cadastro Cultural do Piauí – SICAC desde o seu lançamento, há dois meses.

A informação foi prestada na sessão de sábado passado (26/09) da Academia Piauiense de Letras pela advogada Ingridi Persi, presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Estadual de Cultura.

Ela foi convidada pelo presidente da APL, Zózimo Tavares, a falar aos acadêmicos sobre o SICAC, tem o objetivo de cadastrar todos os trabalhadores da cultura no Piauí, incluindo as pessoas que participam da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais.

Ingridi Persi fez todos os esclarecimentos sobre o projeto e respondeu a indagações dos acadêmicos. A sessão foi realizada através de plataforma digital.

O cadastro

O sistema contempla artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte, bem como espaços, grupos e instituições culturais.

O cadastro cultural deve ser feito no site da Secult, disponível em: http://www.cultura.pi.gov.br/sicac/.

A Academia Piauiense de Letras está entre as instituições inscritas no cadastro. As inscrições vão até o final do ano.

Com o SICAC, a Secult pretende fazer um mapeamento completo e atualizado da cultura no Piauí e definir políticas para o setor.

Outra finalidade é subsidiar o auxílio emergencial da cultura previsto na Lei Aldir Blanc, com verba do Fundo Nacional de Cultura.