Biblioteca atrai um terço da população e recebe prêmio nacional

Compartilhe o conteúdo!

Professora Marli Veloso, no "Chá das 5"/Imagem: TV Nestante

Fachada da Biblioteca Patativa do Assaré, de Vila Nova do Piauí

Imagine uma cidade de 3 mil habitantes, dos quais 900 visitam a biblioteca municipal todo mês. Esta cidade existe e fica no semiárido nordestino. Trata-se de Vila Nova do Piauí, na microrregião de Picos.

Fundado em 1996, cinco anos depois o novo município criava a Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, inaugurada no dia 28 de setembro de 2001.

A biblioteca comemora os seus 20 anos com a conquista do primeiro lugar no programa Recode Bibliotecas, pelo desenvolvimento de práticas de inovação, sustentabilidade e transformação social e digital.

É um prêmio nacional, no qual a Biblioteca de Vila Nova do Piauí garantiu a medalha de ouro e ficou no topo das premiadas, destacando-se como a primeira do ranking geral e da Região Nordeste na fase 2020.

Em segundo lugar ficou a Biblioteca Municipal Prof. Alencar Assis – São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais.

A 3ª colocação foi para a Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras, de Porto Velho em Rondônia.

A 4ª colocação foi alcançada pela Biblioteca Beatriz Schwab de Brasília/DF e, a Biblioteca Pública Municipal de Pojuca, na cidade Pojuca, Bahia, em 5º lugar. 

As cinco primeiras colocadas de cada fase ganham equipamentos para apoiar o uso de tecnologia em seus espaços, como notebooks (1º e 2º lugar), TV de 32? (3º lugar), data show (4º lugar) e impressora multifuncional (5º lugar).

O Prêmio

O Recode Bibliotecas é um programa nacional de estímulo à transformação social e digital de comunidades através do protagonismo dos espaços de leitura.

Para isso, oferece apoio e formação por meio de um percurso formativo que percurso visa o desenvolvimento de uma nova programação nas bibliotecas, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.

O Recode atua em parceria com o Movimento Bem Maior, que tem como objetivo fortalecer uma rede de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias em todo o país.

Biblioteca Patativa do Assaré: livros, xadrez, música e dança no mesmo local.

Chá das 5

A coordenadora da Biblioteca Patativa do Assaré, professora Marli Veloso, foi a entrevistada do “Chá das 5” de quinta-feira passada (9/11).

O programa é apresentado semanalmente pela Academia Piauiense de Letras na TV Nestante (YouTube).

A professora contou a história da biblioteca, as atividades desenvolvidas e as conquistas alcançadas, sendo a principal delas a motivação dos jovens pela leitura.

Ela disse que a missão da biblioteca é a de contribuir para a formação de leitores críticos e sujeitos de sua própria história e de ser instrumento de democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura.

O nome da Biblioteca é uma homenagem a uma das vozes mais contundentes da poesia popular brasileira, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.

Acompanhe a entrevista ao “Chá das 5” no link abaixo: