APLJ celebra 40 anos de fundação

Compartilhe o conteúdo!

Sessão pelos 40 anos da APLJ.
Sessão pelos 40 anos da APLJ.
Sessão Solene pelos 40 anos da Academia Piauiense de Letras Jurídicas.

A Academia Piauiense de Letras Jurídicas, presidida pela professora e acadêmica Fides Angélica, está celebrando os 40 anos de sua fundação.

A Sessão Solene Comemorativa do 40º Aniversário da entidade foi realizada na sexta-feira passada (8/10).

Em virtude das restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado em formato semipresencial, no auditório ESAPF, cedido pela Seccional Piauiense da OAB.

A oração comemorativa foi proferida pela acadêmica Liana Chaib.

A cerimônia foi prestigiada por acadêmicos e autoridades, entre elas a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal.

Também se fizeram presentes o presidente da OAB-Piauí, Celso Barros Neto, e o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.

Quatro membros da APL compõem também a Academia Piauiense de Letras Jurídicas: Celso Barros Coelho, Fides Angélica Ommati, Nelson Nery e Oton Lustosa.

Os fundadores

A APLJ foi fundada em 1º de outubro de 1981, por um grupo de professores do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí, na sala destinada às suas reuniões.

A sugestão partiu do professor Jorge Azar Chaib, com o objetivo de instituir uma entidade para discutir, difundir, incentivar e valorizar a ciência, o ensino e a produção escrita do Direito.

Antes, porém, conforme o professor Marcelino Barroso, atual secretário da APLJ, já se haviam realizado outras reuniões e discussões para a revisão da minuta de estatuto.

Os fundadores que assinaram a ata de Constituição, de imediato, registrada em Cartório, foram, em ordem alfabética, Balduíno Barbosa de Deus, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, Joaquim de Alencar Bezerra, Jorge Azar Chaib, José de Ribamar Freitas, José Eduardo Pereira e Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista.

O professor Jorge Chaib foi o primeiro presidente da APLJ.

Fides Angélica preside as comemorações dos 40 anos da APLJ