APL prepara o lançamento de 7 novas obras

Compartilhe o conteúdo!

Livro - AI Comunicação (32)

A Academia Piauiense de Letras (APL) promove no próximo sábado, 28 de setembro, o lançamento de 7 novas obras literárias, que valorizam a cultura e a história do Piauí. O evento será realizado a partir das 10 horas na sede da instituição, localizada na Avenida Miguel Rosa, em Teresina.

A maioria das produções integra a Coleção Século XXI: Sonetos Infames, de Dário P. Castro; Contos Poéticos, de Rosângela Sousa; Coisas do Amor, de Lisete Napoleão Medeiros; e Brimos, de Marta Tajra. Já pela Coleção Centenário serão lançados os livros: Roteiro do Maranhão ao Goiás pela Capitania do Piauí, de João Pereira Caldas; Descrição dos Rios Parnaíba e Gurupi, de Gustavo Dodt; A Vela e o Temporal, de Alvina Gameiro

A coleção traz para os piauienses obras que reúnem informações, histórias, fatos, relatos e imagens que retratem a história da Academia. “Estamos realizando uma série de eventos em homenagem aos 100 anos da APL; a Coleção Centenário é um desafio editorial e não tem nada similar no Brasil”, indicou o presidente da APL, Nelson Nery Costa.

A instituição está desenvolvendo uma programação desde dezembro de 2017 em que comemora os seus 100 anos. Entre os eventos, já ocorreu a entrega da Medalha do Centenário a mais de 50 personalidades que contribuíram ou tem contribuído para a literatura piauiense. Também já ocorreu a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense, instalado na Casa de Lucídio Freitas, sede da Academia.

Além disso, a Coleção Centenário vem, desde 2016, fazendo um resgate de obras antigas, importantes, escritas por intelectuais renomados, que tratam sobre o Piauí e sobre tudo que se relaciona com o Estado.