APL lança 2ª edição de Trechos do Meu Caminho

Compartilhe o conteúdo!

IMG_5111

A Academia Piauiense de Letras (APL) lançou na noite de quarta-feira, 22 de janeiro, a segunda edição da autobiografia de Leônidas de Castro Mello, intitulada ‘Trechos do Meu Caminho’. A obra, publicada pela primeira vez em 1976, foi lançada em solenidade realizada da Academia Piauiense de Letras.

 

Participaram do lançamento da filha de Leônidas de Castro Mello, Socorro de Castro Mello, além de netos e familiares.

 

O lançamento da obra foi mais uma ação em alusão a comemoração dos 100 anos da APL, sendo que a instituição está desenvolvendo uma programação desde dezembro de 2017. Entre os eventos, já ocorreu a entrega da Medalha do Centenário a mais de 50 personalidades que contribuíram ou tem contribuído para a literatura piauiense. Também já ocorreu a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense, instalado na Casa de Lucídio Freitas, sede da Academia. Além disso, a Coleção Centenário vem, desde 2016, fazendo um resgate de obras antigas, importantes, escritas por intelectuais renomados, que tratam sobre o Piauí e sobre tudo que se relaciona com o Estado.

 

Leônidas de Castro Melo nasceu em Barras (PI) no dia 15 de agosto de 1897, filho de Regino Lopes de Melo, comerciante, e de Maria Florença de Castro Melo.Cursou o Instituto 21 de Abril, em Teresina, e a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, pela qual se diplomou em 1920.Professor do ensino secundário, em 1924 tornou-se titular da cadeira de ciências naturais no Colégio Estadual do Piauí e, em 1929, foi vereador em seu estado. Também foi interventor federal no Piauí e governador, além de senador.