APL dá posse a novo acadêmico nesta terça-feira, 13

Compartilhe o conteúdo!

Luiz Ayrton Santos Júnior: posse na Cadeira 16 da APL
Luiz Ayrton Santos Júnior: posse na Cadeira 16 da APL

A Academia Piauiense de Letras dá posse, nesta terça-feira (13/04), às 18 horas, ao médico e professor universitário Luiz Ayrton Santos Júnior na Cadeira 16, que teve como último ocupante o psiquiatra Eustachio Portella.

A sessão solene de posse do novo acadêmico será realizada no formato virtual, em função da pandemia da Covid-19. O discurso de saudação será proferido pelo acadêmico Nelson Nery Costa.

O presidente da Academia, jornalista Zózimo Tavares, informou que o ato pode ser acompanhado através do Canal da APL no YouTube.

 

Ensino, literatura e empreendedorismo social

Luiz Ayrton Santos Júnior foi eleito para a APL em 13 de fevereiro. Ele é médico pela Universidade de Pernambuco (1984), mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Professor fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e professor Adjunto 4 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.

É também empreendedor social desde 1991. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Presidiu a Academia de Medicina do Piauí.

Tem 5 livros publicados em Medicina, dois de poesia e um de literatura infanto-juvenil.

Luiz Ayrton Santos Júnior: posse na Cadeira 16 da APL