Acadêmico destaca aspectos relevantes da história do ensino superior em Parnaíba

Acadêmico Elmar Carvalho, em Sessão Especial da APL.
Acadêmico Elmar Carvalho, em Sessão Especial da APL.
Acadêmico Elmar Carvalho, em Sessão Especial da APL.

Em sua palestra “Faculdade de Administração – um dos cincos pilares da UFPI”, o acadêmico e poeta Elmar Carvalho fez uma contextualização da história econômica, social e educacional de Parnaíba.

Ele ressaltou a vocação empresarial e empreendedorista da cidade, tanto na indústria, no comércio, como na prestação de serviços, sobretudo nas áreas da saúde e da educação.

A palestra de Elmar Carvalho foi proferida na Sessão Especial da Academia Piauiense de Letras de sábado passado (13/11), dedicada à Faculdade de Administração de Parnaíba.

Ao discursar em nome da APL, ele relatou um fato hoje desconhecido, até mesmo por quase todos os parnaibanos: antes da Faculdade de Administração, já existira em Parnaíba dois cursos superiores, o de Teologia e o de Filosofia, que funcionaram de 1950 até 1966, quando foram transferidos para Fortaleza e Guaramiranga, no Ceará.

A Faculdade de Administração

O palestrante discorreu sobre os antecedentes da Faculdade de Administração, os embates e dificuldades para sua criação, bem como sobre a instituição da Fundação Educacional de Parnaíba, sua entidade mantenedora. Citou os pioneiros dessas duas instituições educacionais.

Também relatou as principais as ocorrências dessa faculdade, desde seus primórdios até sua incorporação pela Universidade Federal do Piauí (1971), e, posteriormente (2018), pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar.

Sua palestra mostrou a evolução do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), que inicialmente tinha apenas os cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, e que depois foi implantando novos cursos, até merecer, em 1992, o status de Centro de Ensino (unidade acadêmica), no organograma da UFPI.

Avançou até os dias atuais, quando  Administração de Empresas e os demais cursos foram absorvidos pela UFDPar, criada por desmembramento da UFPI.

Elmar Carvalho encerra ciclo de palestras em homenagem ao cinquentenário da UFPI.