Academias apontam rumos para integração e fortalecimento cultural no Brasil

Compartilhe o conteúdo!

13-1

Após dois dias de debates e palestras, o Congresso das Academias Estaduais de Letras 2023, realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, terminou com a edição de um documento propositivo, elencando iniciativas e procedimentos para fomentar e aprimorar a aproximação entre as instituições literárias e a sociedade.

O documento também propõe ações para o fortalecendo da literatura e das diversas manifestações culturais em todos os estados.

O Congresso

Realizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), nos dias 19 e 20 deste mês, o evento foi encerrado com a leitura da Carta de Campo Grande 2023, assinada por presidentes e representantes de 17 academias estaduais presentes ao evento.    

O presidente da ASL, o acadêmico e escritor Henrique de Medeiros, destacou o empenho e as contribuições de todos os congressistas, interessados em estreitar os laços das academias.

Presença da ABL

Dois imortais representaram a Academia Brasileira de Letras (ABL) no Congresso, os escritores Antonio Cícero e Ricardo Cavaliere;

Ambos ressaltaram a grandeza do evento e seus primeiros resultados, como o estreitamento dos laços entre as academias e a abertura de novos caminhos que irão fortalecer a cultura como bem essencial e acesso universalizado.

Ponto para a cultura

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, afirmou que o evento ganhou relevância por seus vários aspectos.

Ele citou a aproximação entre as Academias Estaduais de Letras, o congraçamento entre seus representantes e a pauta de trabalho definida no encontro.

O presidente da APL elogiou a Academia Sul-Matogrossense de Letras pela iniciativa, destacou a participação das representações estaduais e disse que a cultura brasileira muito tem a ganhar com a realização do evento e seus desdobramentos.

Acadêmicos na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Acadêmica Marisa Serrano lê propostas elaboradas para a Carta de Campo Grande.

Acadêmico Antonio Cícero (ABL) e Henrique de Medeiros (ASL).

Acadêmico Ricardo Cavaliere, da Academia Brasileira de Letras.

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, sede do Congresso das Academias.