Abraço simbólico ao prédio da primeira escola para escravos

Compartilhe o conteúdo!

Acadêmicos no Estabelecimento Rural, em Floriano.
Acadêmicos no Estabelecimento Rural, em Floriano.

O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, a primeira escola para negros do Brasil, foi outro espaço visitado pelos acadêmicos durante a instalação da Academia Piauiense de Letras em Floriano, nos dias 16 e 17 de junho passado.

O prédio fica no centro histórico da cidade e abrigou o Terminal Turístico de Floriano, mas está abandonado e sofrendo problemas de deterioração.

Durante a visita, houve um abraço simbólico ao prédio, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de sua imediata restauração.

O Estabelecimento Rural de São Pedro de Alcântara foi criado na Província do Piauí pelo decreto nº 5.392, de 10 de setembro de 1873.

O Estabelecimento Rural e a Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí, são importantes testemunhos da ocupação do interior do Brasil durante os séculos XVIII e XIX.
Segundo o Iphan, o valor arquitetônico das duas edificações também merece destaque.

São exemplos emblemáticos do patrimônio edificado no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX, tanto da arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial implantada no interior do País em pleno século XIX.

(Com informações do Iphan)