A Academia Piauiense de Letras (APL) deu início aos Seminários Literários, iniciativa criada para aproximar a produção literária, a memória e a cultura do Piauí dos estudantes e das instituições de ensino. Além das atividades de diálogo, o projeto prevê a entrega de livros de autores piauienses às escolas participantes.
O primeiro encontro foi realizado no Liceu Piauiense e reuniu autoridades, acadêmicos da APL, professores e estudantes. A programação abriu espaço para rodas de conversa e troca de conhecimentos, colocando a literatura piauiense em contato direto com o ambiente escolar.
A proposta dos Seminários Literários também se estende às bibliotecas e aos espaços de aprendizagem das instituições visitadas. Em cada encontro, a Academia realiza a entrega de diferentes títulos de autores piauienses, contribuindo para a ampliação dos acervos disponíveis aos estudantes.
A iniciativa estabelece, dessa forma, duas frentes de atuação: promove o encontro entre acadêmicos e comunidade escolar e, paralelamente, deixa nas instituições um conjunto de obras que poderá continuar sendo utilizado depois da realização dos seminários.
Livros piauienses chegam às bibliotecas escolares
A distribuição de títulos integra a proposta de ampliar a presença da literatura produzida no Piauí dentro das instituições de ensino.
Ao incorporar essas publicações aos acervos, as escolas passam a oferecer aos estudantes maior contato com autores e obras relacionados à produção intelectual e cultural do estado.
O projeto também aproxima a Academia de um público mais jovem, levando suas atividades para além da sede da instituição e estabelecendo diálogo com professores e estudantes.
Depois da experiência no Liceu Piauiense, a APL prepara a continuidade da programação com um segundo Seminário Literário, desta vez na Escola Cristino Castelo Branco.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Fonseca Neto, destacou a repercussão do primeiro encontro e antecipou que a próxima instituição deverá receber uma quantidade ainda maior de títulos.
“Já soube dos bons sucessos. Estamos agraciados com o evento. Teremos o segundo, conforme já anunciado. Com um número ainda maior de títulos para entregar à escola Cristino Castelo Branco. Aliás, notável acadêmico e pai de acadêmico”, ressaltou.
A fala também recupera a ligação do nome Cristino Castelo Branco com a própria tradição acadêmica piauiense, aspecto destacado pelo presidente ao anunciar a próxima etapa do projeto.
Literatura, memória e formação de novos leitores
Ao levar os Seminários Literários para instituições de ensino, a APL cria um espaço de aproximação entre a produção intelectual piauiense e estudantes que poderão ter, a partir dos encontros e dos livros incorporados às bibliotecas, um contato mais amplo com essa literatura.
A continuidade do projeto na Escola Cristino Castelo Branco reforça o caráter itinerante da iniciativa. A proposta é fazer dos encontros não apenas atividades pontuais, mas oportunidades de deixar um legado material nos espaços visitados por meio da ampliação dos acervos.
Com os seminários, a Academia Piauiense de Letras associa a preservação da memória literária a uma ação voltada à circulação dos livros e ao contato com novos leitores, aproximando a produção de autores piauienses do cotidiano das instituições de ensino.