Poesia de Torquato e carta de Esperança Garcia no vestibular do IFPI

Compartilhe o conteúdo!

IFPI retoma vestibular e valoriza Literatura Piauiense.
IFPI retoma vestibular e valoriza Literatura Piauiense.

Poemas de Torquato Neto e a Carta de Esperança Garcia são os assuntos sobre Literatura Piauiense que serão exigidos no vestibular 2024 do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI).

Além de abandonar o ENEM e retomar o vestibular tradicional, o IFPI decidiu voltar a cobrar questões de conhecimentos regionais nas provas para acesso à instituição.

O próximo vestibular do instituto terá questões de Literatura Piauiense, especificamente, e também de História e Geografia do Piauí.

Sobre História do Piauí, a IFPI exigirá conhecimentos acerca dos primeiros vestígios da vida humana no território piauiense; estrutura colonial no Piauí; as lutas pela independência no Piauí; e processo de Proclamação da República no Piauí.

Quanto à Geografia do Piauí, o próximo vestibular do IFPI exigirá do candidato conhecimentos sobre caracterização Geoambiental do Piauí; Geografia agrária do Piauí; Territórios tradicionais do Piauí; e Dinâmicas socioeconômicas recentes do Piauí.

As novidades foram anunciadas pelo reitor do IFPI, professor Paulo Borges da Cunha, e sua equipe, em ato que contou com a presença do presidente da APL, Zózimo Tavares, e dos acadêmicos Fonseca Neto, Elmar Carvalho e Plínio Macêdo.

Também participaram da solenidade o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evaldo Gomes, e representantes da Secretaria Estadual de Educação e do Sindicato das Escolas Particulares.