Niéde Guidon empossada na Cadeira 24

WhatsApp Image 2020-11-27 at 19.41.32

A arqueóloga Niéde Guidon tomou posse hoje (27) na Cadeira 24 da Academia Piauiense de Letras.

Ela foi recebida na APL em sessão solene realizada de forma virtual, sob a presidência do acadêmico Zózimo Tavares.

Em seu discurso de posse, Niéde Guidon falou sobre a sua primeira visita ao Piauí, em 1963, e o início de suas pesquisas arqueológicas na Serra da Capivara, a partir de 1970.

Também discorreu sobre o desenvolvimento dessas pesquisas ao longo dos últimos 50 anos.

O discurso de recepção à nova acadêmica foi proferido pelo acadêmico Nelson Nery Costa.

Ele falou sobre a presença da mulher na Academia e destacou a importância das pesquisas revolucionárias de Niéde Guidon.

O cerimonial da solenidade foi conduzido pela secretária-geral da APL, Fides Angélica.

Conforme o ritual acadêmico, o termo de posse foi lido pelo 1º secretário, professor Fonseca Neto.

Participaram da sessão acadêmicos residentes em Teresina, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.

O cerimonial registrou as presenças dos acadêmicos e acadêmicas: Antônio Fonseca dos Santos Neto, Dilson Lages Monteiro, Felipe Mendes de Oliveira, Fides Angélica de Castro Mendes Veloso Ommati, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, Jonathas de Barros Nunes, José Emar de Melo Carvalho, José Itamar Abreu Costa, José Ribamar Garcia, Hugo Napoleão do Rego Neto, Magno Pires Alves Filho, Manoel Paulo Nunes, Maria do Socorro Rios Magalhães, Moisés Ângelo de Moura Reis, Nelson Nery Costa, Nerina Castelo Branco, Oton José Mário Lustosa, Pedro da Silva Ribeiro, Plínio da Silva Macedo e Zózimo Tavares Mendes.

Paulo de Tarso Mello e Freitas Filho representou na cerimônia a família do acadêmico Paulo Freitas, antecessor da Cadeira 24.

A solenidade foi transmitida pela TN Nestante, através de seu canal no youtube, sendo acompanhada em vários Estados brasileiros e em diversos países.

Veja aqui o vídeo