Centenário do ex-deputado federal Ezequias Gonçalves Costa

Compartilhe o conteúdo!

ezequias

No próximo sábado, dia 14 de setembro às 8h, a família do advogado, professor e presidente da Academia Piauiense de Letras Nelson Nery Costa realizam uma Missa em Ação de Graças pelo centenário de nascimento de seu pai, Ezequias Gonçalves Costa. A celebração acontecerá na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Teresina.

História

Ezequias Gonçalves Costa nasceu em Barras, em 14 de setembro de 1919, e faleceu, em Teresina, em 22 de abril de 2005.  Era filho de industrial “Coronel” Gervásio Raulino da Silva Costa e de Eduwiges Cordeiro Gonçalves.  Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1955, logo se inscrevendo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Foi Vice-Presidente da Associação Industrial do Piauí.

Elegeu-se Vereador, em Miguel Alves, de 1948 a 1950, Deputado Estadual, por dois mandatos, eleito, em 1950 e em 1954, desta vez como o mais votado.

Chegou a Primeiro Suplente de Deputado Federal, em 1958, e foi o primeiro Secretário de Estado da Educação e Cultura, em 1959, passando depois a exercer o cargo federal em vários momentos, inclusive quando da mudança da Capital Federal para Brasília, em 1960.

Foi eleito Deputado Federal, em 1962 e em 1966.  Na eleição de 1970, houve a fraude eleitoral do Mapismo, realizada com o preenchimento de votos em branco e em alteração dos mapas eleitorais, o que ele acabou provando, sem que lhe tenham devolvido o mandato, o que fez encerrar sua atuação eleitoral.  Foi, ainda, Secretário de Estado da Indústria e Comércio, em 1986, e Presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, de 1995 a 1999.

Foi Diretor Superintendente da empresa Indústrias Integradas Gervásio Costa S/A (GECOSA), com grande parque industrial para o aproveitamento integral do óleo de coco babaçu, além do comércio por meio da Casa São João, em Novo Nilo, Município de União.

Foi casado com Maria da Glória Nery Costa e o casal teve por filhos o engenheiro com mestrado Ezequias Gonçalves Costa Filho, o médico com doutorado em Harvard e professor da UFPI Carlos Henrique Nery Costa, o médico especializado em nefrologia Rubens Nery Costa, o advogado, defensor público e professor da UFPI Nelson Nery Costa e o advogado e economista Guilherme Nery Costa.