Núcleo Feminino participa do II Congresso Nacional das Academias de Letras, em Belém

Compartilhe o conteúdo!

5-1

O Núcleo Feminino da Academia Piauiense de Letras participou do II Congresso Nacional das Academias Estaduais de Letras, em Belém (PA), no período de 8 a 12 de agosto. Regina Franco Tavares, esposa do acadêmico Zózimo Tavares, representou o núcleo, que é constituído das acadêmicas, das esposas e das viúvas dos acadêmicos, tendo como finalidade o apoio às atividades da Instituição.

O evento teve como tema “Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente”. Além de literatura, discutiu as seguintes temáticas: queimadas; exploração predatória das florestas; poluição dos mananciais; extinção de espécies animais e vegetais; poluição do ar e efeito estufa e alteração climática.

Regina Tavares destacou, no evento, a importância do Núcleo Feminino da APL, ocasião em que informou aos presentes, especialmente às mulheres, os trabalhos realizados pelo Núcleo em Teresina, sob coordenação da acadêmica Socorro Rios Magalhães.

Ela frisou que a iniciativa da APL foi muito elogiada pelos acadêmicos participantes e que outras academias literárias podem adotar a ideia, com base na experiência do Piauí.

Cristina, acadêmica da AL do Mato Grosso.
Sonia Canto, primeira-dama da AL Amapá.
Marcia Pessanha, presidente da AL Rio e Ana, primeira-dama da AL Maranhão.
Reny Barroso, esposa do acadêmico Helder Moura, AL da Paraíba.
Margarete, acadêmica da AL do Acre; Lélia Nunes, presidente da AL de Santa Catarina e Ana, primeira-dama da AL de Alagoas.
Ester Abreu, presidente da AL do Espírito Santo.
Presidente da AL do Mato Grosso, Luciene Carvalho.
Reny Barroso, primeira-dama da AL da Paraíba e Tânia, primeira-dama da AL Paraná.
Acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Arno Wehling.
Ivanildo Ferreira, presidente da AL do Pará.
Jantar de despedida nas docas.