A Academia Piauiense de Letras, em conjunto com a Confraria Camões, celebrará, sábado (3), às 10h, os 500 anos do poeta português Luiz Vaz de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental.
A comemorativa do quinto centenário objetiva valorizar a língua portuguesa e a literatura lusófona, além da preservação do patrimônio cultural.
A solenidade celebra o Camões humano, com foco na história do homem, o soldado, o navegante e o poeta, além dos 810 anos do Testamento de D. Afonso II (27/06/1214), o mais antigo texto em língua portuguesa, como a certidão de nascimento do português.
Na oportunidade, acontecerá o lançamento da coletânea Cancioneiro para Camões que visa homenagear Luís de Camões com o maior repertório de poemas de autores diversos, de países lusófonos diversos, e lançar luz sobre a vida e a produção literária de Camões, com o estímulo à leitura de sua obra, preservando sua memória e oportunizando que novos leitores se maravilhem com a riqueza e a beleza de seus textos, tornando-se assim amantes da literatura camoniana.
O presidente da Confraria Camões, Nilson Ferreira, ressaltou a importância do evento.
“A necessidade de celebrar os 500 anos de Luiz de Camões é por ser momento histórico para todos os povos lusófonos porque estamos vivendo a imortalidade do mais célebre escritor em língua portuguesa”.
CONFRARIA CAMÕES – Fundada em 2017 pelo professor e escritor Nílson Ferreira, a Confraria Camões é uma entidade cultural e tem a finalidade precípua de reunir amigos para compartilhar conhecimentos e opiniões e vivências e afinidades culturais e intelectuais; e difundir e valorizar e salvaguardar a língua portuguesa e a literatura lusófona, especialmente a produzida no Piauí. Sua composição inicial foi de 7 membros fundadores (hoje, conta com 14 marujos), regida pela Carta de Navegação Literária. A Celebração do Dia 10 Junho é o evento máximo, anual, o Tributo a Camões, além do Café com Camões (mensal), Expedições Literárias (semestrais), as publicações Cancioneiro para Camões, Rosa dos Ventos e Camones, e o Projeto V.A.L.E.R! (fomento de criação de salas de leitura comunitárias a partir de doações de livros). A Comenda Mérito Literário Pe. Raimundo José Airemoraes agracia anualmente personalidades que tenham relação com o Livro. Em 2022, a Confraria Camões assinou o Protocolo de Cooperação com o Observatório da Língua Portuguesa (OLP, Lisboa-Portugal).